Dia Internacional da Educação
créditos: Weiwei Kang / UNESCO
No dia 24 de Janeiro comemora-se desde 2018, o Dia Internacional da Educação. O dia foi criado através da Resolução 73/25 da Assembleia Geral da ONU, e 3 de Dezembro de 2018.
📌Objectivo:
Sensibilizar a sociedade civil para que se cumpra o direito à educação, consagrado no artigo 26.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e na Convenção sobre os Direitos da Criança (1989).
Procura-se também, com a celebração deste dia, sublinhar o papel da educação enquanto meio para quebrar ciclos de pobreza e para o desenvolvimento social.
crédito: Autor nã identificado
via Google Images Archive
✅Tema 2026 :
"O poder da juventude na construção conjunta da educação."
Quando se trata de moldar o futuro da educação, os jovens têm um papel especial a desempenhar: eles são os beneficiários dos programas educacionais e o seu futuro depende disso.
Por esse motivo, envolver os estudantes e os jovens na construção conjunta da educação que eles desejam, é essencial para concretizar suas aspirações e ambições.
Isso é particularmente importante num momento de transformação radical, induzida pela 'revolução tecnológica', o que exige repensar o propósito e as modalidades de ensino e aprendizagem.
crédito: Autor nã identificado
via Google Images Archive
👉Actividades:
Perguntar aos alunos se conhecem os Direitos Humanos e os Direitos da Criança. Dar liberdade para que os expressem e no final solicitar que criem um pequeno texto sobre #Educação
Solicitar que leiam os temas acima citados, indicando os links para não só os conecer como entender a verdadeira função da Educação.
Estou plenanente de acordo com o historiador Henrique Leitão! Quanto.as adolescentes entraram nas minhas aulas, já desmotivados, mesmo sem me conhecer.
Quanto.as adolescentes abordei com afecto, para conhecer as suas aspirações e para os apoiar nas diferentes dificuldades que iam ficando para trás, à medida que sentiam que o meu interesse e afecto por eles, era verdadeiro.
Estava disposta a dar tudo por tudo para que abrissem fronteiras, novos caminhos, para avançarem e atingirem as suas aspirações.
Alguns nem aspirações tinham devido ao ambiente, social, familiar em que viviam. Mas deixaram despertar de novo o que já tinha matado por pensarem ser incapazes. Afinal eram, foram capazes. E hoje quando passam por mim, páram e contam como a sua vida mudou.
Quão feliz me sinto. Alguns são amigos ou seguidores nas redes sociais e vão nostrando as suas realizações.
❓Recursos:
RTP Ensina: video O que é a Declaração Universal dos Direitos Humanos
Educar é muito mais do que transmitir conteúdos. É promover o pensamento crítico, a empatia, o respeito às diferenças e a consciência de cidania.
É preparar jovens, futuros cidadãos. para viver em sociedade, lidar com os desafios do século XXI e buscar soluções inovadoras para os problemas do presente e do futuro.
Em tempo de rápidas transformações tecnológicas, mudanças climáticas e desafios sociais globais, a educação tornas-se a principal ferramenta de mudança.
Uma sociedade bem educada no sentido lato, está melhor preparada para lidar com crises, inovar, e 'construir pontes em vez de muros.'
Sem comentários:
Enviar um comentário