BlogdosCaloiros © 2005 by Gina Souto is licensed under CC BY 4.0

Dia Intl Memória do Holocausto ! Recursos : Diário Anne Frank em diferentes versões !

 

 




Famílias judaicas junto ao Campo de Concentração de Auschwitz, 1944

 Arquivo Federal Alemão (Bundesarchiv)

https://pt.wikipedia.org/

 

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto celebra-se anualmente a 27 Janeiro. Em 1 de Novembro 2005, a Assembleia-Geral das Nações Unidas estabeleceu o dia 27 de Janeiro como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

 

Este é um dia de lembrança em nome dos milhões de vítimas provocadas pelo genocídio da Alemanha nazi sobre os judeus, ocorrido durante a II Guerra Mundial.

 

Neste dia decorrem cerimónias de homenagem a todas as vítimas do Holocausto e o Secretário-Geral da ONU transmite uma mensagem especial.





 créditos: UNESCO

https://en.unesco.org/international-days/

 

💔Tema 2018:


"Memória e Educação do Holocausto, nossa responsabilidade comum"  


O tema sublinha o dever continuado de aprender e lembrar o Holocausto.





 O Diário de Anne Frank

montagem: créditos DR

via DN/ Artes

 

"12 de junho de 1942: Espero poder confiar-te tudo, como nunca pude confiar em ninguém, e espero que venhas a ser uma grande fonte de conforto e apoio."

O Diário de Anne Frank

 

❓Saber + 

 

Entre as crianças que viram na fotografia acima, encontrava-se Anne Frank. O seu Diário escrito no campo de concentração, passou a ser uma obra de referência para lembrar aos jovens como é viver em guerra ou até morrer mum campo de concentração.





Diário de Anne Frank

edição "Livros do Brasil", Lisboa

 

Livros:

 

Tém sido muitas a gerações que têm lido O Diário de Anne Frank nos currículos da sua língua materna.

 

Actualmente faz parte do PNL, mas quando o introduzi nos currículos de Língua Portuguesa, não constava nos livros sugeridos.

 

 




Diário de Anne Frank online (2016)

https://www.coe.int/

 

Anne Frank escreveu as primeiras linhas do seu famoso Diário há 75 anos. Mas este só foi publicado cinco anos depois, pelo seu pai, o seu primeiro editor. O pai retirou algumas passagens, segundo se sabe.

 

Publicado em 1947, O Diário de Anne Frank jamais deixou de ser reeditado.E na celebração dos 70 anos em Setembro 2017ganhou uma nova versão. 


Uma novela gráfica. Para os autores, Ari Folman e David Polonsky, o livro "não faz parte da indústria do Holocausto"

 

Diário de Anne Frank! Versões Banda Desenhada:







Diário de Anne Frank em BD

diário gráfico

baseado nos escritos de Anne Frank

ilustradores: Ari Folman & David Polonsky

edição portugesa, 2018

https://bandasdesenhadas.com/

 

Edição lançada mundialmente na celebração do 70.º aniversário de O Diário de Anne Frank, em Setembro 2017, esta pretendia ser a primeira adaptação em banda desenhada, realizada com a autorização da família, tendo por base os textos originais do Diário.

 



Anne Frank au pays du manga
Alain Lewkowicz 

https://gsouto-digitalteacher.blogspot.pt/2012/

 

No entanto, há uma versão manga (estilo de ilustração japonesa muito apreciada pelos jovens) Anne Frank au Pays du Manga, em língua francesa e japonesa) - sem autorização da família? Não sei...

 

A adaptação e ilustração de Alain Lewkowicz (versão francesa) que divulguei no meu Blog para Professores, já  há seis anos (2012, foi apresentada pelo canal ARTE.TV.

 

Temos pois duas novas versões em língua materna, Português e Línguas Estrangeiras - Francês e Japonês - que podem e devem ser incluidas nos Currículos de Língua Portuguesa, e Currículos de Francês Língua Estrangeira.

 

Têm sido um sucesso. Os alunos adoraram seguir o Diário de Anne Frank na versão BD digital.

 

 


 

Diário de Anne Frank em bande dessinée

diário gráfico

baseado nos escritos de Anne Frank

ilustradores: Ari Folman & David Polonsky

edição portugesa, 2018

https://bandasdesenhadas.com/

 

Quando se pensa na II Guerra Mundial, O Diário de Anne Frank é uma das primeiras memórias a surgir. Não será por acaso, Afinal trata-se de um documento autêntico sem igual que relata a vida de oito moradores num anexo em Amesterdão durante 743 dias e, principalmente, as memórias de uma adolescente, vítima do genocídio de um dos mais trágicos momentos da história do século XX.





 

Diário de Anne Frank em BD

diário gráfico

baseado nos escritos de Anne Frank

ilustradores: Ari Folman & David Polonsky

edição portugesa, 2018

https://bandasdesenhadas.com/

  

👉Ir + longe:

 

Segundo os editores, trata-se da primeira adaptação para banda desenhada, aprovada pela família de Anne (?) e pela Fundação Anne Frank. Anne teria escrito o diário entre 12 de Junho de 1942 a 1 de Agosto de 1944. O seu lançamento aconteceu precisamente no dia 21 de Setembro 2017..

 

Fundação Anne Frank convidou Ari Folman e David Polonsky a adaptar as mais de 400 páginas do livro original em formato de novela gráfica, um suporte mais adequado aos jovens de hoje.





Diário de Anne Frank em BD

diário gráfico

baseado nos escritos de Anne Frank

ilustradores: Ari Folman & David Polonsky

edição portugesa, 2018

https://bandasdesenhadas.com/

 

Anne tinha 14 anos quando morreu de febre tifóide, no Campo de Concentração de Auschwitz, a poucos meses da libertação de todos os prisioneiros pelas Tropas Aliadas.

 

O seu Diário continua a tocar os jovens da sua idade. Trata-de uma autobiografia, narrando dias de reclusão num campo de morte por uma adolecente de 14 anos. Poderia ser qualquer um deles. E isso impressiona-os. 

 

Ainda hoje, milhões de crianças vivem em situações semelhantes em países de guerra. Pensemos nas crianças da Ucrânia nos tempos que correm (2022-2026)





Diário de Anne Frank/ diário gráfico

Ari Folman & David Polonsky

ilustradores BD Diário de Anne Frank

edição portugesa, 2018

via Sábado Magazine 


👀Sinopse:

 

No verão de 1942, com a ocupação nazi da Holanda, Anne Frank e a família são forçados a esconder-se. Durante dois longos anos, vivem com um grupo de outros judeus num pequeno anexo secreto em Amesterdão, temendo diariamente ser descobertos. Anne tinha treze anos quando entrou para o anexo e levou com ela um diário que manteve no decorrer de todo este período, anotando os seus pensamentos mais íntimos, os seus receios e esperanças, e dando conta do dia a dia da vida em reclusão.

 

Em 1947, após o fim da Segunda Guerra Mundial - sabemos que Anne não sobreviveu - seu pai publicou este diário, um documento inspirador que ainda hoje é um dos livros mais acarinhados em todo o mundo

 

Lançada mundialmente na celebração do 70.º aniversário de O Diário de Anne FrankUma primeira adaptação para banda desenhada, realizada com a autorização da família (?) e tendo por base os textos originais do diário.

 

 

  ~




✅Actividades:

 

  • Proposta de Leitura de O Diário de Anne Frank em banda desenhada : ficha leitura, entre outras ferramentas de apoio;
  • Propor à bibioteca/mediateca escolar a aquisção de vários exemplares para sessão de leitura nas aulas curriculares de Língua Portuguesa;
  • Comparar as versões livro/ banda desenhada, em trabalho de grupo, dividindo tarefas pelos diferentes grupos/ turma;
  • Preparar e adaptar, ao nível de ensino a leccionarl, fichas pedagógicas. Dar a palavra aos alunos para que expressem seus sentimentos face a infâncias bem diferentes das suas.

 

💢Outras versões:




Para Além do Diário de Anne Frank

Casa de Anne Frank

Editora Leya



👇Recursos:

 

  • Sobre a temática, os alunos poderão fazer uma pesquisa neste blog:

O Diário de Anne Frank

O Rapaz do Pijama às Riscas; 

Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa;

 

  • Também encontrarão outros posts sob a temática da guerra e da perseguição nazi :

70 Anos Libertação 

Prisioneiro do Campo de Auschwitz; 

Dia Internacional da Memória do Holocausto

Exposição Anne Frank em Westerbork

Voltando a Anne Frank : factos históricos.

 

A Professora GSouto

 

23.01.2018

 Creative Commons Attribution 4.0 International


Escolas : Dia Internacional da Escrita à Mão

 




Dia da Escrita à Mão

https://www.gannett-cdn.com/

 

Escrever à mão, é uma invenção milenar que está em vias de extinção? Com mais de 3 500 anos, a escrita à mão foi testemunha de acordos internacionais, declarações de amor, de obras literárias que todos temos nas nossa biblioteca e que tanto gostamos de ler.

 

Pois hoje, dia 23 Janeiro, celebra-se o Dia da Escrita à Mão. Este dia teve a sua origem nos Estados Unidos. Actualmente, um pouco por todo o mundo, celebra-se de modo a que não percamos o gosto de escrever à mão.




Agustina Bessa-Luís

créditos : Daniel Rodrigues

via Expresso


 "Quem ama a escrita, escreve à mão."

Agustina Bessa-Luís

 

Hà escritores que continuam a escrever â mão. É o caso da escritora Agustina Bessa-Luís sempre confessou escrever à mão. Agustina foi a homenageada na Feira do Livro do Porto 2015.

 

Mas outros escritores continuam a escrever os seus livros à mão.  Mesmo da nova geração de escritores portugueses.


 




via Google Images Archive


❓Origem do Dia :

 

Esta ideia teve origem nos Estados Unidos da América. Celebra assim uma invenção que tem pelo menos 3 500 anos.

 

Com a utilização cada vez maior das tecnologias, a escrita à mão torna-se quase inexistente. Só nas escolas se escreve ainda â mão, e é utilizada no dia-a-dia, dependendo do grau de ensino.






créditos: ver imagem

via Google Images Archive


Dia da Escrita à Mão pretende não deixar esquecer uma arte que durante muitas gerações foi utilizada para passar ideias revolucionárias, escrever obras imortais, assinar acordos internacionais, declarar amores intensos e fazer ameaças, entre muitos outros.

 

Apesar de toda a evolução e revolução tecnológica, a escrita à mão mantém-se e faz parte do nosso dia-a-dia.

 

Há mesmo uma nova pedagogia que indicia que a aprendizagem dos nossos alunos melhora bastante quando tomam as suas notas à mão. Estou de acordo. 


E já foi provado, mesmo ao nível do ensino universitário. Os alunos memorizam melhor quando as suas anotações, durante as aulas, são escritas à mão.






créditos: Katie C.

“Eu acho que o que morreu foi a carta escrita, que passou a ser substituída pelos e-mails e pelas mensagens. 


Qual foi a última vez que escreveu uma carta a um amigo?” é o que questiona João Brandão, professor de Design Gráfico, Design de Comunicação e Design Multimédia na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa.






 via Yeld Saúde

 

👀Curiosidades:

 

Como cada pessoa tem a sua escrita única, gémeos inclusive. A escrita permite identificar a autenticidade de documentos, assim como criar ligações emocionais mais fortes entre as pessoas.

 

Sendo a escrita à mão de cada pessoa estável, ela permite também verificar a existência de certas doenças.

 

“Já ninguém escreve aquelas cartas que se escreviam antes, que ainda por cima ficava um registo de correspondência muito interessante”,continua João Brandão.

 

Mas na opinião do especialista em caligrafia, “a escrita à mão não vai desaparecer. Continuamos a necessitar imenso de escrever à mão e acho que há um revivalismo da escrita à mão, hoje em dia. Há uma moda e vê-se nas campanhas publicitárias, nas capas dos livros, nas marcas”.E há mesmo, Em muitos países, as escolas a voltar a inserir o princípio pedagógica de escrever à mão.





https://www.moleskine.com/

 

Sugestões :

 

  • Neste dia as pessoas são encorajadas a deixar os teclados de lado e escrever à mão, em papel E, se necessário, fazer a digitalização e o upload do documento escrito à mão.

 

  • Escrever uma carta, um poema ou entrar num curso de caligrafia, são algumas sugestões para comemorar este dia.



 






✅Actividades :

 

  • Junte-se a nós e escreva as suas publicações nas redes sociais à mão antes de as passar para o pc para celebrar o Dia da Escrita à Mão.
 
 
  • Para participar, ponha de parte por um dia o teclado, e escreva as suas ideias ou comentários nas redes sociais à mão, no Twitter/X, no Facebook ou Instagram.
 
 
  • Hashtags - Não esqueça de as usar #HandwritingDay e #mHDay.
 
 
Por um dia, pedimos que você contribua com a singularidade da sua escrita pessoal à medida que a tinta a grava na folha de página/folha que tem à sua frente. 
 
 
A Professora GSouto
 
 
23.01.2017
 

 

fontes:
 

Sapo/ Lifestyle/ National Handwriting Day

Dia Internacional da Educação ! O poder da juventude na construção da educação !

Dia Internacional da Educação ! O poder da juventude na construção da educação !

Popular posts